CICLO ARTE DIGITAL

CICLO ARTE DIGITAL

Categoria: Cultura

Lei de Incentivo: IR - Lei Federal de Incentivo à Cultura

Número de Registro: 235646

Situação: Em captação


Resumo do Projeto: O projeto tem como objetivo realizar oficinas de programação e desenvolvimento de aplicativo/jogo ligado a artes visuais em 2 escolas e/ou instituições do terceiro setor sem fins lucrativos, sendo 1 na cidade de São Paulo e 1 na cidade de Belo Horizonte. A proposta de trazer o ensino de programação e desenvolvimento de aplicativos e jogos em conjunto com as artes visuais tem o objetivo de apresentar novas formas de criação artística, utilizando ferramentas que estão presentes no cotidiano desse público.

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Segmentos: Ações Educativas e Sociais

Temáticas: Educação, Capacitação, Tecnologia

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável:

  • 04 – Educação de qualidade
  • 09 – Indústria, inovação e infraestrutura
  • 03 – Boa saúde e bem-estar
  • 10 – Redução das desigualdades

Perfil de Público: Classe Social: C, Classe Social: D, Faixa Etária: Crianças, Faixa Etária: Adolescentes


Data de Execução: 01/03/2025 até 05/03/2026

Cidade e Locais de Execução do Projeto:

São Paulo (SP)

A definir

01/03/2025 até 05/03/2026

Belo Horizonte (MG)

A definir

05/03/2025 até 05/03/2026

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Captação de Recursos:

0%
R$ 1.252.362,88 disponíveis para captação até 31/12/2024

Valor Total Aprovado: R$ 1.252.362,88


Propostas/Cotas de Patrocínio:

APOIO
R$ 626.181,44

Contrapartidas:

  • ⁠Realizar 4 meses de oficinas voltadas a programação e desenvolvimento de aplicativos e jogos ligados a artes visuais, sendo 4 meses em São Paulo ou 4 meses em Belo Horizonte; •⁠ ⁠Selecionar 1 escola públicas e/ou instituições do terceiro setor para receber o projeto; •⁠ ⁠Oferecer 2 módulos de oficinas, onde cada módulo terá duração de 2 meses e capacidade de atender até 50 alunos por módulo; •⁠ ⁠Impactar em cada cidade até 100 alunos estudantes de escolas públicas e/ou instituições do terceiro setor, totalizando 200 alunos ao final do projeto; •⁠ ⁠Realizar 48 horas de conteúdo ligado à programação, cultura digital e desenvolvimento de aplicativos e jogos ligados a artes visuais ao final do projeto.
APRESENTA
R$ 1.252.362,88

Contrapartidas:

  • ⁠Realizar 8 meses de oficinas voltadas a programação e desenvolvimento de aplicativos e jogos ligados a artes visuais, sendo 4 meses em São Paulo e 4 meses em Belo Horizonte; •⁠ ⁠Selecionar 2 escolas públicas e/ou instituições do terceiro setor para receber o projeto; •⁠ ⁠Oferecer 2 módulos de oficinas, onde cada módulo terá duração de 2 meses e capacidade de atender até 50 alunos por módulo; •⁠ ⁠Impactar em cada cidade até 100 alunos estudantes de escolas públicas e/ou instituições do terceiro setor, totalizando 200 alunos ao final do projeto; •⁠ ⁠Realizar 48 horas de conteúdo ligado à programação, cultura digital e desenvolvimento de aplicativos e jogos ligados a artes visuais ao final do projeto.

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Objetivo, Justificativa e Outras Informações: A cultura digital desenvolveu novas formas de interação e convivência. Segundo a pesquisa TIC Domicílios (2019) 92% dos usuários de internet enviam mensagens instantâneas, enquanto 76% usam redes sociais e 73% fazem chamadas por voz ou vídeo. Essa atualização nos meios de comunicação facilita a criação de comunidades que possibilitam o contato com pessoas que possuem os mesmos interesses independentemente da distância territorial. Além disso, a própria cultura digital se alicerça na colaboração entre os usuários e entre a troca de informações e conhecimentos, desta forma, cada pessoa conectada tem uma postura ativa em tudo que consome e não mais apenas um receptor de informações, mas também um criador de conteúdo, que gera mudanças sociais e culturais. Esse novo cenário tem trazido novas realidades para diferentes âmbitos, inclusive para a arte por meio de exposições que ligam as artes visuais, com tecnologias que permitem interação e sensações do público com o que está sendo exposto. As exposições sensoriais não são novidades, mas o uso da tecnologia para levar o público a uma maior imersão possibilitando maior conexão é algo que vem sendo usado cada vez mais. Um exemplo recente é a exposição “Beyond Van Gogh: uma experiência imersiva”. Essas transformações digitais têm trazido discussões importantes, tais como sobre o olhar crítico de conteúdos disponibilizados na internet e sobre a forma como usamos tais ferramentas, por isso a cada dia a discussão de como usar os meios digitais vem aumentando em diferentes âmbitos, inclusive no meio da arte e da formação. Os jovens, em especial, estão inseridos no contexto digital desde muito cedo, até antes de realmente desenvolverem um senso crítico sobre aquilo que consomem, pois grande parte do seu desenvolvimento cultural foi sendo criado dentro das mídias digitais. A união do digital com a arte é uma forma de apresentar aos jovens conteúdos que muitas vezes não estão presentes em seu dia a dia por meio de ferramentas e dispositivos que eles tenham o contato diário, como o celular que acaba também sendo um meio em inclusão digital, já que 85% das pessoas pertencentes às classes D e E, acessam as redes exclusivamente pelo dispositivo móvel (TIC Domicílios (2019)). Durante a pandemia vimos uma grande transformação no setor cultural: apresentações artísticas sendo realizadas por lives e disponibilizadas pelo mundo todo, museus disponibilizando seus acervos de forma online e a criação de exposições virtuais. Segundo uma pesquisa feita pelo Itaú Cultural e Datafolha em 2020: 20% dos entrevistados falaram que consumiam apresentações artísticas de teatro, dança e música online, esse número dobra em um ano, passando para 40%, sendo que 80% das pessoas pretendem manter esse hábito mesmo depois da pandemia. Essa nova versão de apreciação artística que a pandemia trouxe pode ser utilizada como uma maneira de apresentar obras de diferentes artistas para públicos mais distantes com o intuito de aproximá-los de tais linguagens. O projeto “Ciclo Arte Digital” traz como proposta não apenas apresentar conceitos estéticos das artes visuais e seus grandes representantes, mas também fazer os participantes serem criadores de suas próprias obras, utilizando aquilo que eles têm de mais presente no seu cotidiano, o cenário digital. A partir do desenvolvimento de 1 aplicativo/jogo, linkado às artes visuais, os jovens serão apresentados a novas formas de expor a criatividade e de criar manifestações artísticas que tenham relação com sua realidade, sem deixar de ter contato com conceitos base das artes visuais. A proposta é que os participantes do projeto possam criar um senso crítico sobre as diversas informações que eles são submetidos durante o tempo que estão conectados, tendo a experiência prática de criar e pensar nos diferentes resultados que aquilo que eles estão criando terá no contexto macro do digital.


Downloads:

Apresentação do Projeto