Festival Cultura de Boteco

Festival Cultura de Boteco

Categoria: Cultura

Lei de Incentivo: ICMS - PROAC

Número de Registro: 38980

Situação: Em captação


Resumo do Projeto: O Festival Cultura de Boteco consistirá na realização de 4 eventos, sendo 2 na cidade de São Paulo e 2 na cidade de Ribeirão Preto, nos quais serão apresentados shows com os ritmos musicais mais praticados nos bares e botecos como choro, blues, jazz, rock nacional e samba de raiz, além de um circuito gastronômico de Boteco inspirado na cena cultural dos locais de realização, com a participação de botecos históricos e emblemáticos das cidades, trazendo versões reduzidas de seus cardápios tradicionais para o público.

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Segmentos: Culturas Tradicionais em Geral, Gastronomia, Música Popular

Temáticas: Entretenimento Familiar, Entretenimento Infantil, Diversidade, Trabalho/Geração de Renda

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável:

  • 03 – Boa saúde e bem-estar
  • 08 – Emprego digno e crescimento econômico

Perfil de Público: Classe Social: A, Classe Social: B, Classe Social: C, Classe Social: D, Classe Social: E, Faixa Etária: Adultos, Sexo: Ambos


Galeria de Fotos do Projeto:


Vídeos do Projeto:


Data de Execução: 01/01/2023 até 30/11/2023

Cidade e Locais de Execução do Projeto:

São Paulo (SP)

Oficina Cultural Oswald de Andrade

01/01/2023 até 30/11/2023

São Paulo (SP)

Museu do Futebol

01/01/2023 até 30/11/2023

Ribeirão Preto (SP)

Ribeirão Preto

01/01/2023 até 30/11/2023

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Captação de Recursos:

0%
R$ 854.491,00 disponíveis para captação até 30/11/2023

Valor Total Aprovado: R$ 854.491,00


Propostas/Cotas de Patrocínio:

APOIO
R$ 400.000,00

Contrapartidas:

  • Inserção da marca* em todas as postagens da @spculturadeboteco + Botecos parceiros: 250.000 seguidores (Facebook + Instagram + Stories)
  • Inserção banner * no site www.culturadeboteco.com.br
  • Um espaço para ativação de marca
  • Inserção da marca** em toda a cenografia
  • Registro agradecimento pós-evento nas redes sociais @spculturadeboteco e site www.culturadeboteco.com.br
PATROCÍNIO
R$ 750.000,00

Contrapartidas:

  • Inserção da marca* em todas as postagens da @spculturadeboteco + Botecos parceiros: 250.000 seguidores (Facebook + Instagram + Stories)
  • Inserção banner * no site www.culturadeboteco.com.br
  • Mailing dos clientes
  • Live no instagram @spculturadeboteco
  • Um espaço para ativação de marca
  • Inserção da marca** em toda a cenografia
  • Registro agradecimento pós-evento nas redes sociais @spculturadeboteco e site www.culturadeboteco.com.br
APRESENTA
R$ 854.000,00

Contrapartidas:

  • Assinatura exclusiva do Festival
  • Inserção da marca* em todas as postagens da @spculturadeboteco + Botecos parceiros: 250.000 seguidores (Facebook + Instagram + Stories)
  • Inserção banner * no site www.culturadeboteco.com.br
  • Mailing dos clientes
  • Live no instagram @spculturadeboteco
  • Um espaço para ativação de marca
  • Inserção da marca** em toda a cenografia
  • Mailing com 500 Botecos inseridos no BD do site www.culturadeboteco.com.br (em 15 regiões do Brasil)
  • Registro agradecimento pós-evento nas redes sociais @spculturadeboteco e site www.culturadeboteco.com.br
  • Exclusividade/cota única no segmento
  • Investimento

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Objetivo, Justificativa e Outras Informações: Objetivos Gerais Viabilizar a realização do projeto Festival Cultura de Boteco, composto por quatro (4) eventos musicais e gastronômicos, sendo dois (2) na cidade de São Paulo e dois (2) na cidade de Ribeirão Preto, cada um composto por duas (2) apresentações musicais, uma (1) com um artista mais consolidado no cenário musical e uma (1) de grupo considerado novo talento da música brasileira. Cada evento contará também com a intervenção de um (1) DJ. Objetivos Específicos: - Seleção e convite, pela curadoria do projeto, a oito (8) artistas/grupos de diferentes estilos musicais tipicamente brasileiros; - Seleção e convite, pela curadoria do projeto, a quatro (4) DJs; - Produção de quatro (4) vídeos para divulgação do projeto e do trabalho dos artistas participantes; - Registro fotográfico de quatro (4) eventos do projeto; - Realização de quatro (4) feiras gastronômicas, sendo dois (2) na cidade de São Paulo e dois (2) na cidade de Ribeirão Preto, com a presença de botecos tradicionais dos locais de realização, trazendo versões reduzidas de seus cardápios, baseados nas receitas tradicionais da gastronomia; - Propiciar condições e equipamentos adequados à prática artística profissional; - Gerar conteúdo cultural e entretenimento de qualidade para os artistas e para a população; - Gerar sensível movimentação econômica nas regiões onde o projeto será realizado, por meio da contratação de serviços relacionados à produção (som, luz, equipe técnica, etc.) e à divulgação (produtora de vídeo, assessoria de imprensa, etc.); - Valorizar os produtores e artistas independentes do estado de São Paulo; - Oferecer ao público o acesso a um evento cujo objetivo central é trabalhar a diversidade musical da Música Popular Brasileira, através de uma programação cultural musical eclética; um encontro gastronômico inspirado na cena cultural paulista com uma culinária também paulista, pura e reinterpretada, proporcionando a todos muito saber e sabor diversificado. Justificativa do Projeto: A palavra "boteco" é uma corruptela de "botequim", que, por sua vez, tem a sua origem na palavra "botica", armazém onde se vendia de tudo um pouco no começo do século passado. Os clientes iam para as boticas, faziam compras e aproveitavam para colocar a conversa em dia. Com o tempo, os proprietários das boticas começaram a servir aos fregueses aperitivos junto com uma bebida. Como muitos bares naquela época não eram tidos como locais para "homens de família", as boticas eram uma alternativa e logo se transformaram em um ponto de encontro, onde os fregueses iam mesmo quando não precisavam abastecer suas despensas – ou seja, as boticas despontaram como um importante espaço de convívio social. Ao longo do século XX, movida pela industrialização e as oportunidades de trabalho, tanto para brasileiros de outras regiões como para estrangeiros, em especial os que desembarcaram nos períodos entre guerras e pós-guerras, São Paulo recebeu, por meio desses imigrantes advindos de todas as partes do mundo, seus costumes, manifestações culturais e hábitos alimentares. Nesse contexto, tais imigrantes se estabeleceram nos mais diversos segmentos de comércio, inclusive, nos ramos de alimentação (mercearias, pequenos restaurantes, padarias e botequins). Ávidos em crescer, uniram-se ao povo brasileiro, inserindo em nossa cultura sua memória, seus costumes, suas tradições alimentares. A memória de um povo é reflexo de sua cultura, e a cultura é o reflexo da memória de um povo. Relação perfeita e indiscutível. Em nossas pesquisas para a concepção e idealização logística do projeto, analisamos a visão da antropóloga Janine Collaço, pesquisadora do núcleo de antropologia urbana da Universidade de São Paulo, que defende a ideia de que os “pê-efes” (pratos feitos) surgiram a partir da década de 50. O Brasil começava a se urbanizar e a se industrializar, e os operários precisavam de uma comida rápida, barata e caseira. Foram para o botequim em busca desse tipo de refeição rápida. "Por isso é que o picadinho e o bife a cavalo, entre outros pratos, ficaram associados aos botecos", diz Janine. Além de que, o ambiente acolhedor do boteco, após a labuta diária, tornava-se um local de contemplação musical diversa e relaxamento, para uma boa conversa, assim como ocorre nas tascas portuguesas (com o fado), nos bares de tapas espanhóis (com a música flamenca), nos pubs britânicos (com o rock) e nos jazz clubs (música instrumental, jazz e blues). A cultura se faz a partir de uma boa conversa, da troca de experiências, do aprendizado a partir da observação, das diferenças, que são crescentes, e nos fazem parte de grupos diversos. À medida que nos relacionamos, tornamo-nos parte de um pertencimento novo, o qual somado a muitos irá reverter-se em cultura. A proposta cultural traz para o público em geral a personificação espacial e mobiliária do boteco, do botequim, da mercearia, cujos proprietários são brasileiros, portugueses, italianos, japoneses, nordestinos, baianos, cariocas etc., e que fazem cultura em tempo integral, pois propagam seus costumes e suas memórias, enraizadas em seus corações. A boa música popular brasileira tem seu palco também nos botecos, onde o dedilhar do piano, o acorde da guitarra e do violão, ocupam e preenchem o espaço sonoro do ambiente. Ambiente que envolve um enorme contingente de trabalhadores e profissionais foram os mais impactados pelos efeitos da pandemia de Covid-19, uma vez que este segmento foi um dos últimos a ter as atividades restabelecidas. A população paulistana pede ações culturais diversificadas, que sejam acessíveis e instiguem seu aprimoramento intelectual, além de constituir-se em manifestação de lazer. Em ações culturais diversificadas cria-se espaço para agregar ao “capital cultural “ da população, novos elementos culturais necessários a um mundo globalizado, onde figuram como novos protagonistas as necessidades de se atrelar ao nosso cotidiano a sustentabilidade e a preservação ambiental. Propiciar o acesso da população a este produto diferenciado é, sem dúvida, uma ação pontual de fomento e incentivo à cultura e suas diversidades.


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Apresentação do Projeto